A lousa das aulas a distância
Um dos elementos mais importantes em qualquer sala de aula do mundo é a lousa. Todo mundo se lembra do pó de giz e daquele professor que dizia odiar essa “tecnologia defasada”. Mas tudo bem, esse era o normal e pouco se falava em algo para alterar isso e parecia mais uma dessas tecnologias que jamais seria alterada. Até que chegou a pandemia do Covid-19 e todo “normal” foi jogado para o alto.
A maioria das aulas passou a ser à distância, o tão discutido Ensino à Distância passou a ser a melhor opção. Com isso milhares de professores e alunos tiveram que se pôr a correr atrás da máquina. Dessa forma diversas tecnologias que já existiam, mas que ainda não eram muito utilizadas começaram a aparecer.
Mesa digitalizadora primórdios
Por algum tempo as mesas digitalizadoras foram utilizadas por artistas. Especialmente desenhistas e coloristas como uma forma de transformar suas artes manuais em material gráfico. Era uma forma fácil e, relativamente, barata de se conseguir transformar os desenhos em arquivos e assim poder turbinar a produção. Em alguns casos os ajustes finais das artes é feito por editores de imagens.
Mas a funcionalidade das mesas digitalizadoras não serviam apenas para desenhistas. Elas também podiam servir para outras coisas, entre elas para substituir a lousa, afinal não é qualquer um que vai ter um quadro branco na sua casa.
Mesa digitalizadora: hardware
Diversas marcas produzem mesas digitalizadoras, as mais simples são simplesmente uma plataforma táctil na qual você pode interagir utilizando uma caneta touch. As intermediárias trazem a possibilidade de se encaixar uma folha de papel sobre elas de forma a facilitar o desenho ou a escrita, nessas você poderá utilizar qualquer caneta a mesa percebe a pressão.
Enquanto as melhores mesas possuem uma tela, similar a de celulares. Na qual aparece os escritos e os desenhos feitos nela.
A funcionalidade básica da mesa digitalizadora é simples, porém quando pensamos no detalhamento, por exemplo, de desenhos ou mesmo no refinamento da escrita entendemos que a mesa digitalizadora precisa ter uma precisão incomum quando comparada a outras telas touch.
Mesa digitalizadora: software
Existem programas pela internet, alguns pagos outros free que possibilitam a transformação de qualquer tela touch em uma mesa digitalizadora, desde celulares, notebooks até tablets e netbooks. Alguns dos mais comuns são o OpenBoard e o LiveBoard. Porém a opção mais confiável é o Jamboard, ferramenta oferecida pelo Google.
O Jamboard é uma tela digital que, além de transmitir em tempo real o que está sendo escrito na tela ainda permite que até 16 pessoas colaborem e interajam pela tela.
O já famoso: novo normal
Pensar em como será a nossa realidade após a pandemia e o choque de internet que levamos é uma tarefa difícil mesmo para filósofos e sociólogos, mas, de qualquer maneira, é impossível pensar que as tecnologias que nos conectaram nesse período sejam esquecidas e que voltem ao ostracismos. Por isso é importante que aprendamos a utilizá-las.
Provavelmente, no futuro as reuniões por vídeo-chamada e até as provas online serão comuns. Se você tem interesse em saber mais sobre plataformas para aplicar provas pode entrar em contato com a nossa equipe que teremos muito prazer em te ajudar.
