Mesa Digitalizadora

recarga de cartuchos sorocaba, recarga de toners sorocaba, locação de impressoras sorocaba, aluguel de impressoras sorocaba, manutenção de impressoras sorocaba, manutenção de computadores sorocaba, alugar impressoras sorocaba, outsourcing de impressão sorocaba, comodato de impressoras sorocaba, gestão de ti sorocaba, gráfica rápida sorocaba, disk cartucho, disk toner

A lousa das aulas a distância

Um dos elementos mais importantes em qualquer sala de aula do mundo é a lousa. Todo mundo se lembra do pó de giz e daquele professor que dizia odiar essa “tecnologia defasada”. Mas tudo bem, esse era o normal e pouco se falava em algo para alterar isso e parecia mais uma dessas tecnologias que jamais seria alterada. Até que chegou a pandemia do Covid-19 e todo “normal” foi jogado para o alto.

A maioria das aulas passou a ser à distância, o tão discutido Ensino à Distância passou a ser a melhor opção. Com isso milhares de professores e alunos tiveram que se pôr a correr atrás da máquina. Dessa forma diversas tecnologias que já existiam, mas que ainda não eram muito utilizadas começaram a aparecer.

Mesa digitalizadora primórdios

Por algum tempo as mesas digitalizadoras foram utilizadas por artistas. Especialmente desenhistas e coloristas como uma forma de transformar suas artes manuais em material gráfico. Era uma forma fácil e, relativamente, barata de se conseguir transformar os desenhos em arquivos e assim poder turbinar a produção. Em alguns casos os ajustes finais das artes é feito por editores de imagens.
Mas a funcionalidade das mesas digitalizadoras não serviam apenas para desenhistas. Elas também podiam servir para outras coisas, entre elas para substituir a lousa, afinal não é qualquer um que vai ter um quadro branco na sua casa.

Mesa digitalizadora: hardware

Diversas marcas produzem mesas digitalizadoras, as mais simples são simplesmente uma plataforma táctil na qual você pode interagir utilizando uma caneta touch. As intermediárias trazem a possibilidade de se encaixar uma folha de papel sobre elas de forma a facilitar o desenho ou a escrita, nessas você poderá utilizar qualquer caneta a mesa percebe a pressão.
Enquanto as melhores mesas possuem uma tela, similar a de celulares. Na qual aparece os escritos e os desenhos feitos nela.
A funcionalidade básica da mesa digitalizadora é simples, porém quando pensamos no detalhamento, por exemplo, de desenhos ou mesmo no refinamento da escrita entendemos que a mesa digitalizadora precisa ter uma precisão incomum quando comparada a outras telas touch.

Mesa digitalizadora: software

Existem programas pela internet, alguns pagos outros free que possibilitam a transformação de qualquer tela touch em uma mesa digitalizadora, desde celulares, notebooks até tablets e netbooks. Alguns dos mais comuns são o OpenBoard e o LiveBoard. Porém a opção mais confiável é o Jamboard, ferramenta oferecida pelo Google.
O Jamboard é uma tela digital que, além de transmitir em tempo real o que está sendo escrito na tela ainda permite que até 16 pessoas colaborem e interajam pela tela.

O já famoso: novo normal

Pensar em como será a nossa realidade após a pandemia e o choque de internet que levamos é uma tarefa difícil mesmo para filósofos e sociólogos, mas, de qualquer maneira, é impossível pensar que as tecnologias que nos conectaram nesse período sejam esquecidas e que voltem ao ostracismos. Por isso é importante que aprendamos a utilizá-las.
Provavelmente, no futuro as reuniões por vídeo-chamada e até as provas online serão comuns. Se você tem interesse em saber mais sobre plataformas para aplicar provas pode entrar em contato com a nossa equipe que teremos muito prazer em te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *