Coworking uma palavra que está na moda, mas o que significa?
Basicamente coworking é um ambiente de trabalho compartilhado. No qual coabitam diversos profissionais, que podem ser de várias empresas, ou freelancers. Normalmente eles não trabalham em coisas diretamente dependentes, mas utilizam o mesmo espaço como forma de economizar gastos com infraestrutura e ainda uma oportunidade para trocar experiências e informações.
Infraestrutura
Para que um bom ambiente de coworking é necessário se ter uma boa estrutura tecnológica. Além de condições básicas como ar-condicionado, por exemplo. Segundo levantamento de 2019 cerca de 95% dos espaços brasileiros de coworking tinham ar-condicionado.

Outros equipamentos que podem ser úteis para o melhor funcionamento do coworking é o aluguel de equipamentos tecnológicos, tais quais notebooks, impressoras e scanners. Outras soluções interessantes é a contratação (para todos os profissionais) de softwares como o de gestão de documentos.
História
O sistema de coworking surgiu em 1995 criado por um design de jogos chamado Bernie De Koven ele pretendia criar um ambiente no qual pudesse compartilhar com outros profissionais o ambiente que antes ele só tinha online.
No Brasil o primeiro exemplar desse fenômeno surgiu em São Paulo em 2007. Atualmente cerca de 3% dos escritórios do mundo são no sistema de coworking. A estimativa é de que até 2030 esse número chegue a 30%.
No Brasil, segundo levantamento de 2019, são 1497 espaços conhecidos. Espalhados por 25 estados mais o Distrito Federal. Apenas Roraima não possui nenhum espaço conhecido. São Paulo lidera o ranking com mais de 600 espaços. E entre as cidades, além da capital, Campinas e Sorocaba estão entre as 15 cidades do país com mais escritórios de coworking.
Dados
Ainda segundo o levantamento de 2019 (se você quiser pode conferir o estudo completo aqui.) 88% dos espaços são multidisciplinares, ou seja, são profissionais de diversos setores trabalhando juntos. Mais da metade dos espaços são acessíveis para cadeirantes. Sala de reunião, armários privados, cozinha, espaços de convivência e café são ambientes presentes em quase todos os espaços. Por outro lado só 33% possuem biblioteca.
Quanto mais acolhedor e completo for o espaço de coworking maior será o rendimento dos profissionais, além de colaborar para que ocorra mais integração entre os profissionais presentes ali.